Editorial A escola, a família e a comunidade na construção de parcerias

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isaura Pedro
Pedro Silva
https://orcid.org/0000-0003-0367-779X

Resumo

Este número da Revista Medi@ções aborda uma temática emergente nas políticas educativas locais e na construção de parcerias entre escolas, famílias e comunidades. A promoção destas parcerias envolve desafios, vontades e uma melhor compreensão dos mecanismos que impactam na vida escolar das crianças e jovens.


Escola e família constituem duas instituições sociais centrais hoje em dia. A sua relação, sempre em processo de reconfiguração, tende a delinear uma interface de base local. Assim, escolas, famílias e comunidades tecem entre si uma complexa rede de interações cuja resultante é influenciada pelos atores sociais envolvidos em cada processo, assim como pela relação de forças destes em cada momento.


O elemento comum nesta relação triangular é constituído pela criança (ou jovem) enquanto, simultaneamente, aluno(a) na escola, filho(a) em casa e membro de uma comunidade. Este constitui um dos motivos pelos quais se torna fulcral que estes três vértices da relação não constituam mundos à parte, assim como que o primeiro grande beneficiário de uma boa relação seja precisamente a criança (ou jovem).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pedro, I., & Silva, P. (2022). Editorial: A escola, a família e a comunidade na construção de parcerias. Medi@ções, 10(2), 1–4. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/368
Secção
Editorial
Biografia Autor

Pedro Silva, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das Sociologias da Educação, da Família e da Infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família-comunidade tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia (ISCTE, Lisboa), Mestre em Análise Social da Educação (School of Education, Boston University), Doutor e Agregado em Ciências da Educação (FPCE, Universidade do Porto), é Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-Universidade do Porto) e do CICS.NOVA.IPLeiria.