Escola, família, comunidade: uma resposta para um desafio!

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucília Salgado

Resumo

Pretende-se, neste artigo debater um problema escolar – o insucesso de crianças originárias de meios de baixas qualificações escolares – articulando estudos realizados sobre a criança, a família e a comunidade. Serão abordados os estudos de psicogénese da leitura e da escrita em famílias de meios letrados procurando criar estratégias para prevenir o insucesso dos nossos destinatários: o que sabemos sobre literacia emergente e literacia familiar e as mudanças conseguidas nestas famílias quando envolvidas em processo educativos apropriados (RVCC). Surge então o conceito de literacia comunitária quando concluímos que “para educar uma criança é necessária uma aldeia.”

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Salgado, L. (2022). Escola, família, comunidade: uma resposta para um desafio!. Medi@ções, 10(2), 25–34. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.360
Secção
Dossier