Transição para a escolaridade obrigatória: Um olhar sobre as famílias

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lourdes Mata
https://orcid.org/0000-0001-8645-246X
Ana Teresa Brito
https://orcid.org/0000-0002-5699-808X
Mónica Pereira
https://orcid.org/0000-0003-0871-3489

Resumo

Ao longo deste texto procuraremos refletir sobre o processo de transição do jardim de infância para a escolaridade obrigatória, colocando o enfoque principal nas famílias. Apresentaremos diferentes perspetivas sobre a transição e em paralelo refletiremos sobre o papel atribuído às famílias. Procuraremos também refletir sobre a forma como a transição é vivenciada pelas famílias e sobre a complexidade de variáveis a considerar de modo a promover uma transição positiva e eficaz.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Mata, L., Brito, A. T., & Pereira, M. (2022). Transição para a escolaridade obrigatória:: Um olhar sobre as famílias. Medi@ções, 10(2), 70–83. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/358
Secção
Dossier
Biografias Autor

Ana Teresa Brito, ISPA- Instituto Universitário, CIE-ISPA, Portugal

Formada em Educação de Infância, tem Mestrado em Orientação da Aprendizagem, Doutoramento em Estudos da Criança e Pós-doutoramento em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar no Ispa-Instituto Universitário, onde integra a direção dos Mestrados em Educação e é docente nos domínios da Educação de Infância, Inclusão e Intervenção Precoce. Investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação do Ispa é também membro da Equipa do Investigação do Eixo Educação e Desenvolvimento do ProChild CoLab. Integra o Conselho de Administração da Fundação Brazelton Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.

Mónica Pereira, ISPA- Instituto Universitário, CIE-ISPA, Portugal

Professora Auxiliar no Ispa – Instituto Universitário, onde leciona na Licenciatura em Educação Básica e no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa com especialização em Psicologia e Educação. Exerceu profissionalmente como educadora de infância. É investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação do Ispa e interessa-se particularmente pelo estudo dos processos de desenvolvimento da qualidade nos contextos de educação de infância e sobre a formação inicial de educadores de infância.