A estimulação da leitura em alunos com diversidade funcional no contexto da bilioteca escolar: um estudo de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

António José Alves Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-1825-0097

Resumo

A leitura é um dos requisitos fundamentais para o sucesso educativo e a inclusão de qualquer indivíduo na sua sociedade de referência. O conceito de biblioteca escolar inclusiva veio reforçar a necessidade de estabelecer as condições de acesso à informação de alunos com diversidade funcional.
Esta investigação tem como objetivo principal compreender a forma como a biblioteca de uma escola do concelho do Fundão, objeto do nosso estudo, desenvolve atividades que contribuem para a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional. No estudo empírico adotamos uma metodologia qualitativa, com características de estudo de caso, do tipo exploratório, no qual utilizamos como métodos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada, a observação direta e a análise documental.
Os resultados obtidos na investigação empírica permitem-nos concluir que a biblioteca escolar analisada, não desenvolve especificamente a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional, no contexto da frequência deste espaço educativo, apesar dos bons recursos humanos e materiais de que dispõe. Por outro lado, não existem níveis formais de colaboração entre o coordenador da biblioteca escolar e os professores de Educação Especial, no sentido de serem desenvolvidas atividades de leitura para este público específico.
Palavras-chave: leitura, alunos com diversidade funcional, biblioteca escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira, A. J. A. (2022). A estimulação da leitura em alunos com diversidade funcional no contexto da bilioteca escolar: um estudo de caso. Medi@ções, 9(2), 36–53. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/305
Secção
Dossier
Biografia Autor

António José Alves Oliveira, Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira

Professor do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, Bacharelato em Ensino Primário, Licenciatura em Ensino de Português e Inglês, Especialização, Pós-Graduação e Mestrado em Educação Especial, Doutorando em Inovação na Formação do Professorado, Assessoria, Análise da Prática Educativa e TIC em Educação- Faculdade de Educação-Universidade de Extremadura. ORCID- https://orcid.org-0000-0002-3968-2067