Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores

Contenido principal del artículo

Cristina Azevedo Gomes
Helena Gomes
Belmiro Rego
Pedro Neves Rito

Resumen

Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa.
O projeto SCKL integrou uma oficina de formação de professores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de crianças do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qualidade dos produtos criados pelas crianças e a avaliação positiva dos professores participantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos no contexto da formação contínua de professores.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gomes, C. A., Gomes, H., Rego, B., & Rito, P. N. (2020). Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores. Medi@ções, 8(2), 15–32. https://doi.org/10.60546/mo.v8i2.269
Sección
Dossier
Biografía del autor/a

Cristina Azevedo Gomes, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Cristina Azevedo Gomes, professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolve a sua investigação na área da educação e multimédia. Tem várias publicações nesta área e participou em vários projetos de investigação. Coordenou o Centro de Competências Nónio sec. XXI - ESE Viseu e o projeto Internte@EB1 e CBTIC@EB1 no distrito de Viseu. Integrou o Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra (CISUC) e é atualmente investigadora do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI). mcagomes@esev.ipv.pt

Helena Gomes, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Helena Gomes, professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, investigadora do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro, desenvolve a sua investigação em matemática, na área da Teoria Algébrica dos Grafos. Participou em trabalhos de investigação no âmbito da educação matemática para os primeiros anos de escolaridade. Colaborou com o Ministério da Educação na elaboração de materiais de apoio para os professores de Matemática dos primeiros anos e na avaliação e certificação de manuais escolares de Matemática dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Formadora do Programa de formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. hgomes@esev.ipv.pt

Belmiro Rego, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Belmiro Rego, professor coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolve a sua investigação na área da tecnologia educativa e do multimédia. Tem várias publicações nesta área e participou em vários projetos nacionais e europeus. Participou no Projeto Minerva e coordenou o Centro de Competências Nónio sec. XXI - ESE Viseu e participou no projeto Internte@EB1 e CBTIC@EB1 no distrito de Viseu. Participou na organização e comissão científica de vários congressos nacionais e internacionais bem como na revisão de artigos para revistas nacionais e estrangeiras. brego@esev.ipv.pt

Pedro Neves Rito, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Pedro Neves Rito, professor adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolve a sua investigação na área das interfaces tangíveis, multimédia, e com particular interesse no design de jogos e videojogos. Tem várias publicações nesta área e faz parte do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI) rito@esev.ipv.pt