A inclusão de crianças africanas negras no Brasil: Trajetórias curriculares antirracistas em construção
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esse artigo apresenta um estudo sobre (re)configuração curricular adotada por escolas em Duque de Caxias/RJ em razão da inserção de crianças africanas negras. Trata-se de uma análise sobre os processos de inclusão/exclusão aos quais tais crianças foram submetidas. Com base nas narrativas docentes, os resultados revelam que, embora as escolas ainda não tenham construído uma pedagogia específica para o atendimento de alunos em contexto migratório, um olhar mais atento sobre as diferenças de caráter étnico-racial contribui para o desenvolvimento de experiências antirracistas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Santos, C. D. dos. (2019). A inclusão de crianças africanas negras no Brasil: Trajetórias curriculares antirracistas em construção. Medi@ções, 7(2), 99–110. https://doi.org/10.60546/mo.v7i2.223
Secção
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0