Tempo de escola e tempo de vida. Sentidos do tempo escolar – da exclusão à inclusão
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Resumo
Este artigo resulta de uma investigação desenvolvida numa escola de 1ºciclo. Foi utilizada uma metodologia etnográfica centrada na observação e descrição da vida da escola e das suas rotinas, registadas em notas de campo.
Consideramos o nosso contexto de estudo, não negando a sua especificidade, um terreno privilegiado de observação, com o potencial de produzir um efeito de lupa sobre características do conjunto do sistema educativo português – especialmente o 1º ciclo do ensino básico. Nesta perspectiva algumas conclusões são evidentes na escola estudada, como na Escola portuguesa em geral: O tempo escolar estrutura secular e burocrática continua a originar resistências e exclusão escolar e social.
Consideramos o nosso contexto de estudo, não negando a sua especificidade, um terreno privilegiado de observação, com o potencial de produzir um efeito de lupa sobre características do conjunto do sistema educativo português – especialmente o 1º ciclo do ensino básico. Nesta perspectiva algumas conclusões são evidentes na escola estudada, como na Escola portuguesa em geral: O tempo escolar estrutura secular e burocrática continua a originar resistências e exclusão escolar e social.
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Como Citar
Moura, A. F. (2009). Tempo de escola e tempo de vida. Sentidos do tempo escolar – da exclusão à inclusão. Medi@ções, 1(1), 6–21. https://doi.org/10.60546/mo.v1i1.21
Edição
Secção
Dossier
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