Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola

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Luisa Manuela da Costa Ramos-Carvalho

Resumo

Resumo
Considerando o pressuposto de que a articulação entre as perspetivas dos adultos e das crianças melhora a compreensão sobre o desenvolvimento e funcionamento de crianças de grupos etnicamente minoritários e a sua incidência no desempenho escolar, esta artigo teve como objetivo o de caracterizar o pensamento das mães sobre a educação dos seus filhos relacionando a identidade étnica materna e as suas crenças sobre socialização étnica. Nas conclusões discutimos a complexidade e dinâmica da identidade étnica na infância e a especificidade do processo de socialização das crianças de origem africana na família.

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Como Citar
Ramos-Carvalho, L. M. da C. (2017). Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola. Medi@ções, 5(1), 80–92. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/155
Secção
Dossier
Biografia Autor

Luisa Manuela da Costa Ramos-Carvalho, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Setúbal

1. Habilitações académicas - Doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas (ISCTE). (2009). - Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. (1995) - Licenciatura em Psicologia. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. (1983) 2.Habilitações profissionais - Professora adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (docente desde 1990) - Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de em Serviço Familiar e Comunitário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (em colaboração com Professora Doutora Carla Cibele Figueiredo, desde Maio de 2016) - Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (desde Maio 2016) - Consultora do Projeto TEIP II (perita externa no Agrupamento de Escola Francisco de Arruda e no Agrupamento de Escolas Pedro santarém) e III (atualmente perita externa no Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda) 3.Situação contractual - Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 4.Actividade Docente - Docente na áreas da psicologia social do desenvolvimento, da pedagogia e da investigação