A revista Medi@ções, revista da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, vai dedicar o primeiro número de 2023, à área da Educação Matemática. É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.
Este número tem como propósito incluir um conjunto de artigos focados na investigação em Educação Matemática, do Jardim de Infância ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como na formação inicial de profissionais da Educação, como forma de alargar a discussão e reflexão sobre a investigação neste âmbito, quer a nível nacional quer internacional.
Numa perspetiva de abrangência do tema, incluindo diferentes atores e cenários no processo de ensino e aprendizagem, contamos com a sua participação na submissão de artigos sobre investigação associada à Educação Matemática.

 

A Revista Medi@ções está aberta à receção de propostas para o número temático dedicado à Educação Matemática até ao dia 31 de janeiro de 2023.


As editoras convidadas do número temático
Catarina Delgado e Fátima Mendes

 

Consultar as Instruções para autores