Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores

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Cristina Azevedo Gomes
Helena Gomes
Belmiro Rego
Pedro Neves Rito

Resumo

Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa.
O projeto SCKL integrou uma oficina de formação de professores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de crianças do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qualidade dos produtos criados pelas crianças e a avaliação positiva dos professores participantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos no contexto da formação contínua de professores.

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Como Citar
Gomes, C. A., Gomes, H., Rego, B., & Rito, P. N. (2020). Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores. Medi@ções, 8(2), 15–32. https://doi.org/10.60546/mo.v8i2.269
Secção
Dossier
Biografias Autor

Cristina Azevedo Gomes, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Cristina Azevedo Gomes, professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolve a sua investigação na área da educação e multimédia. Tem várias publicações nesta área e participou em vários projetos de investigação. Coordenou o Centro de Competências Nónio sec. XXI - ESE Viseu e o projeto Internte@EB1 e CBTIC@EB1 no distrito de Viseu. Integrou o Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra (CISUC) e é atualmente investigadora do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI). mcagomes@esev.ipv.pt

Helena Gomes, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Helena Gomes, professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, investigadora do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro, desenvolve a sua investigação em matemática, na área da Teoria Algébrica dos Grafos. Participou em trabalhos de investigação no âmbito da educação matemática para os primeiros anos de escolaridade. Colaborou com o Ministério da Educação na elaboração de materiais de apoio para os professores de Matemática dos primeiros anos e na avaliação e certificação de manuais escolares de Matemática dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Formadora do Programa de formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. hgomes@esev.ipv.pt

Belmiro Rego, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Belmiro Rego, professor coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolve a sua investigação na área da tecnologia educativa e do multimédia. Tem várias publicações nesta área e participou em vários projetos nacionais e europeus. Participou no Projeto Minerva e coordenou o Centro de Competências Nónio sec. XXI - ESE Viseu e participou no projeto Internte@EB1 e CBTIC@EB1 no distrito de Viseu. Participou na organização e comissão científica de vários congressos nacionais e internacionais bem como na revisão de artigos para revistas nacionais e estrangeiras. brego@esev.ipv.pt

Pedro Neves Rito, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Viseu

Pedro Neves Rito, professor adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, desenvolve a sua investigação na área das interfaces tangíveis, multimédia, e com particular interesse no design de jogos e videojogos. Tem várias publicações nesta área e faz parte do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI) rito@esev.ipv.pt