Do Pensamento Computacional à Computação Criativa: trajetórias na formação contínua de professores

Cristina Azevedo Gomes, Helena Gomes, Belmiro Rego, Pedro Neves Rito

Resumo


Desenvolver o Pensamento Computacional nos primeiros anos de escolaridade é essencial num mundo cada vez mais tecnológico. A formação de professores é um fator crítico para o desenvolvimento de contextos significativos de exploração do Pensamento Computacional e da Computação Criativa.
O projeto SCKL integrou uma oficina de formação de professores, que apoiou o desenvolvimento de propostas de crianças do 1.º CEB para tornar a sua cidade mais inteligente, utilizando a programação e a robótica. A qualidade dos produtos criados pelas crianças e a avaliação positiva dos professores participantes confirmam a pertinência do desenvolvimento deste tipo de projetos no contexto da formação contínua de professores.

Texto Completo:

PDF


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.



Medi@ções
Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
ISSN: 1647-3078

http://mediacoes.ese.ips.pt

mediacoes@ese.ips.pt

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Campus do IPS | Estefanilha | 2914-504 Setúbal | Portugal


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.