Educação, Multiculturalidade e Cidadanias: interceções de olhares e práticas de alunos, famílias e escolas

Maria João Barroso Hortas

Resumo


Este artigo explora os contributos da escola, alunos e famílias na construção do diálogo intercultural. O estudo desenvolve-se em escolas localizadas na Área Me-tropolitana de Lisboa: o centro histórico da cidade e território suburbano do conce-lho de Sintra, recorrendo a i) análise documental dos projetos educativos de agru-pamento; ii) um inquérito por questionário dirigido a alunos e famílias; iii) análise qualitativa e quantitativa das respostas de alunos e famílias.
Os resultados indicam-nos algumas divergências nas perspetivas e estratégias para a integração e formação em contextos escolares multiculturais, permitindo avançar com algumas orientações para a definição de políticas de escola que valorizem a educação intercultural.

Texto Completo:

PDF




MEDI@ÇÕES - Revista Online da ESE/IPS
ISSN: 1647-3078

http://mediacoes.ese.ips.pt
mediacoes@ese.ips.pt