Empowerment e necessidades psicológicas básicas

Amélia Vitorino, Ana Sofia Cruz, Duarte Carvalho, Sara Queiroz, Tiago Dias, Vítor M.S.S. Ferreira, Rui Biscaia

Resumo


Resumo

O presente estudo tem como objectivo analizar a relação que existe entre o empo-werment psicológico e as necesidades psicológicas básicas e, se existem diferenças nestes constructos no contexto da Educação Física Escolar entre alunos em função do ciclo de escolaridade, da prática desportiva fora da escola, e, do género. Participaram 113 alunos pertencentes a uma escola da grande Lisboa: 54 do 3º ciclo do ensino básico e 59 do ensino secundário, 58 masculinos e 55 femininos, 70 com prática desportiva fora da escola e 43 sem. Os resultados da correlação de Pearson mostram que à exceção da categoria Autonomia (NPB) com a categoria Competência e Impacto (empowerment), todos os constructos se correlacionam de forma significativa. Os testes t-student efectuados para comparar os diferentes grupos apenas indicaram diferenças significativas entre géneros
Sugere-se, em estudos futuros, que se investigue qual direção da relação destes dois constructos e quais as estratégias mais relevantes para o desenvolvimento destas competências na educação física.

Palavras-clave:
empowerment, necessidades psicológicas básicas, educação física.

Abstract

This study aims to analyze the relationship between empowerment and basic psy-chological needs (BPN), and if there are differences in these constructs in the context of School Physical Education among students in function of the school cycle, sports practice outside of school, and, gender. 113 students from a Lisboa school participated: 54 from the 3rd cycle of basic education and 59 from secondary education, 58 males and 55 females, 70 with out-of-school sports and 43 without sports practice. The results of Pearson correlation show that except for the category Autonomy (BPN) with category Competence and Impact (empower-ment), all constructs correlate significantly. Results obtained from the t-student test to compare whether there were significant differences between the different groups, only indicated significant differences between genders. It suggested that in future studies to investigate which direction the relationship of these two con-structs and the most relevant strategies for the development of these competences in physical education.

Key concepts:
empowerment, basic psychological needs, physical education

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