Novo número: Número especial da Revista Medi@ções

Nos últimos anos, o debate sobre o racismo, a narrativa nacional e sobre o passado colonial tem vindo a ganhar relevância no espaço público. Para além de dinâmicas internacionais, têm tido um papel central as reivindicações dos movimentos sociais de afrodescendentes, ciganos e antirracistas; as observações e recomendações de organismos internacionais; a reemergência de organizações de extrema-direita ou neofascistas; mas também a visibilidade mediática de vários episódios de discriminação racial. No campo das ciências sociais, por sua vez, assiste-se a uma crescente penetração das perspetivas pós-coloniais e outras que reflectem criticamente sobre o (anti)racismo e (des)colonialidade. Como ficou patente nos debates promovidos no âmbito do Roteiro para uma Educação Antirracista — organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal entre Janeiro e Junho de 2019—, no campo educativo são várias as dimensões a ter em conta. Entre elas, a relação entre a escola, a memória histórica e as narrativas oficiais sobre o passado colonial português, sobre o racismo e a presença secular de minorias étnico-raciais em Portugal. Por outro lado, a complexidade dos processos de segregação escolar; o eurocentrismo nos manuais de história ou noutras publicações utilizadas em espaço escolar; a (sub)representatividade étnico-racial nas esferas de produção do conhecimento; a diversidade linguística; as relações e tensões entre a educação intercultural, antirracista e para a cidadania; a formação de professores e estratégias pedagógicas em sala de aula.
Este número da revista Medi@ções procura exactamente dar continuidade a esse balanço das políticas, práticas e perspectivas de inclusão escolar, mas também à capacidade de imaginarmos outras abordagens e estratégias de promoção de uma educação inclusiva do ponto de vista étnico-racial, venham elas da educação formal ou não-formal. São bem-vindos contributos de investigadores, activistas, professores e outros profissionais que desejem partilhar as suas reflexões sobre o (anti)racismo na educação.

Prazo de submissão de artigos: 31 de agosto de 2019
Publicação do nº especial: Dezembro de 2019
Editora convidada do número especial da Mediaç@es
Cristina Roldão