Desde a sua criação (há 34 anos) que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal tem assumido um papel relevante na formação inicial e contínua de profissionais de educação de infância, assim como no desenvolvimento de projetos de investigação nessa área, tanto a nível nacional como europeu. Toda esta atividade formativa tem procurado evidenciar e afirmar a centralidade da educação de infância enquanto primeira etapa da formação da pessoa, numa perspetiva democrática, participativa, inclusiva e de cidadania crítica.

Seguindo esta mesma orientação, o próximo número da revista Medi@ções (vol.11, nº1) é dedicado à Educação de Infância, com incidência particular em estudos e narrativas desenvolvidos em Creche, Jardim de Infância e A.T.L. e/ou outros contextos em que os/as profissionais desenvolvem a sua atividade, por ex: hospitais, museus, bibliotecas, equipamentos artísticos e culturais, prisões, entre outros.
Este número da revista procura contribuir para o aprofundamento e alargamento da reflexão sobre as práticas, para a divulgação da investigação dos profissionais em Educação de Infância, estando aberto a propostas de artigos originais, desenvolvidos a partir quer de relatórios de projetos de investigação, dissertações, reflexões sobre as práticas, textos de natureza teórica, quer de outros contributos relevantes, tanto de natureza académica como profissional.
A Revista acolhe contributos de estudantes, educadores de infância, formadores, investigadores, ativistas e profissionais que intervêm nesta área da Educação.

 

A Revista Medi@ções está aberta à receção de propostas para número temático dedicado à Educação de Infância até ao dia 31 de janeiro de 2022.

 

Os editores do número temático,
Ana Luisa de Oliveira Pires
Augusto Pinheiro