Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: O Projeto Escola+

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luísa Solla
Luís Barbeiro

Resumo

Tendo como referência o Projeto Escola+, desenvolvido entre 2007 e 2012 em São Tomé e Príncipe, este artigo explora a dimensão política, estratégica e pedagógica que a língua portuguesa pode ter em projetos de cooperação.
Considerando que, por ser língua oficial, é nesta língua que o ato educativo tem lugar e todo o sistema educativo se sustenta, o referido projeto fez emergir questões que estimularam o desenvolvimento de competências linguísticas dos seus intervenientes.
Neste âmbito e não ignorando as Recomendações do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento CAD, a Portugal, (OECD, 2010), é legítimo que se pergunte: deve a cooperação portuguesa focar-se apenas na promoção da língua portuguesa, ou adotar uma abordagem mais abrangente, perseguindo os objetivos que promovam o desenvolvimento desses países?
Conciliando as duas posições e visando o futuro, defendemos que os projetos de cooperação em educação incluam objetivos que permitam aos seus destinatários, se assim o desejarem, o desenvolvimento e a consolidação de competências em língua portuguesa, enquanto capacidade endógena, no sentido em que, no mundo global, a língua portuguesa apresenta, hoje, uma vitalidade e uma dinâmica ? na literatura, na arte, na ciência ? valores intrínsecos que lhe permitem ombrear com outras línguas na comunicação internacional. Esta dimensão da língua pertence a todos que falam português.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Solla, L., & Barbeiro, L. (2014). Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: O Projeto Escola+. Medi@ções, 2(3), 4–21. https://doi.org/10.60546/mo.v2i3.77
Secção
Dossier