Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catarina Delgado
Joana Brocardo
Hélia Oliveira

Resumo

O presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração.
O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel diferentes elementos da equipa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Delgado, C., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2014). Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: Potencialidades e desafios. Medi@ções, 2(3), 85–110. https://doi.org/10.60546/mo.v2i3.75
Secção
Dossier