Uma conceção inovadora de escola – a importância do serviço a uma região

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Maria Bettencourt

Resumo

Para este artigo valeram-me memórias, notas pessoais, pastas do computador, bem como artigos em papel agora digitalizados. Alguns desses documentos foram transcritos em parte para este artigo com a grafia de então. Eram tempos em que a ação contava mais do que a escrita e foram muitos os projetos realizados ao longo de 40 anos de que não é possível encontrar rasto escrito.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Bettencourt, A. M. (2025). Uma conceção inovadora de escola – a importância do serviço a uma região. Medi@ções, 13(2), 7–21. https://doi.org/10.60546/mo.v13i2.475
Secção
Dossier
Biografia Autor

Ana Maria Bettencourt, Professora emérita do Instituto Politécnico de Setúbal

A carreira profissional de Ana Maria Bettencourt, como técnica e como professora do ensino superior politécnico foi, em grande parte, consagrada ao estudo, lançamento e acompanhamento de inovações educativas, à formação de professores e à política educativa, designadamente a problemáticas relacionadas com a melhoria das aprendizagens, à luta contra a exclusão educativa, à educação para a cidadania. Dedicou grande parte da sua atividade à intervenção cívica e política, nomeadamente no domínio da educação, ensino superior e direitos das mulheres.
Foi Presidente da primeira comissão instaladora da Escola Superior de Educação de Setúbal e, mais tarde, Presidente do Conselho Directivo e do Conselho Científico.
Foi assessora para os assuntos da educação na Casa Civil do Presidente da República nos mandatos do Presidente Jorge Sampaio. Foi Deputada à Assembleia da República eleita pelo Círculo de Setúbal.
Foi também Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) entre 2009 e 2013.
É atualmente (2025) membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Setúbal.
Nos últimos anos tem-se dedicado a atividades de pedagogia da biodiversida-de.