MatataStudio: um projeto de Robótica Educativa na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Grácio
https://orcid.org/0000-0002-6648-8446
João Torres
https://orcid.org/0000-0002-9995-4511
Maria do Rosário Rodrigues
https://orcid.org/0000-0002-9935-6917
Ana Chambel
https://orcid.org/0009-0005-3527-4102
Miguel Figueiredo
https://orcid.org/0000-0002-8442-2221

Resumo

Com este texto pretende-se refletir sobre o desenvolvimento de um projeto de utilização educativa de robótica, nos primeiros anos, que culminou com o desafio da participação no concurso internacional, MatataWorld Robotics Competition (MWRC) tentando perceber o seu sucesso. Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso onde os dados analisados são as avaliações e reflexões dos professores e o material submetido a concurso. Participaram turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico neste projeto que contou com o apoio da MatataStudio, uma empresa de tecnologia educativa, sendo também a promotora do concurso MWRC. Reconhecemos que a participação das escolas no projeto foi muito positiva, e que a participação de professores e educadores no concurso internacional promoveu a utilização educativa da robótica, sendo também uma oportunidade para que se criasse uma comunidade online.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Grácio, J., Torres, J., Rodrigues, M. do R., Chambel, A., & Figueiredo , M. (2024). MatataStudio: um projeto de Robótica Educativa na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Medi@ções, 12(1), 199–214. https://doi.org/10.60546/mo.v12i1.423
Secção
Dossier