Cooperação em educação e formação entre Angola e Portugal: Um olhar narrativo do projeto RETFOP

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Cesário José Sanjambo Barbante
Manuel Teixeira
Fábio Sampaio
Ana Robalo

Resumo

As ligações históricas e culturais, bem como a partilha do mesmo idioma, reforçam as relações de amizade e de cooperação entre Angola e Portugal. O presente estudo tem como objetivo apresentar o panorama de um projeto-parceria de educação e/ou formação de quadros técnicos de Angola. Neste sentido, elaborou-se a seguinte pergunta de investigação: Quais os desafios identificados no projeto RETFOP? Trata-se de uma pesquisa de tipo descritiva, tendo uma abordagem qualitativa. Optou-se pelas técnicas da análise documental e observação participante. Considerando o marco teórico-conceptual sobre o projeto em questão, os resultados da análise revelam a prossecução do projeto RETFOP, tendo-se, no entanto, verificado o empenho das entidades e/ ou instituições envolvidas. Por outro lado, há, ainda,  desafios por se resolver, nomeadamente: a gestão participativa e inclusiva, e o não desperdício das oportunidades; ou seja, deve-se tirar maior proveito possível desta cooperação, essencialmente para Angola, que muito precisa de recursos humanos qualificados para o seu desenvolvimento

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Como Citar
Barbante, C. J. S., Teixeira, M. ., Sampaio, F. ., & Robalo, A. (2023). Cooperação em educação e formação entre Angola e Portugal: Um olhar narrativo do projeto RETFOP. Medi@ções, 11(2), 28–42. https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.390
Secção
Dossier