Contributo para o estudo da História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal
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Resumo
A reconstituição da História da Educação de Surdos em Portugal tem sido uma tarefa complexa para os investigadores devido à escassez de fontes, mas principalmente a sua dispersão por várias instituições, arquivos, coleções particulares e alfarrabistas. Os investigadores têm conseguido reconstituir esta História, mas essencialmente centrada nas duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto onde terão surgido os primeiros institutos de surdos no decorrer do século XIX que pretensamente davam resposta a todo o país. Todavia, sabemos que muitas crianças e jovens surdos dispersos por diversos distritos, concelhos e freguesias não tiveram acesso à educação ministrada. Alguns porque os seus familiares nunca tiveram conhecimento da existência destes institutos, outros por falta de recursos financeiros para enviar os seus filhos a serem educados. Foi essa a razão que nos levou a empreender a presente investigação, tentar compreender de que forma as crianças surdas que viviam fora dos distritos de Lisboa e Porto tinham acesso à educação, se realmente tinham acesso, de que forma se integraram na sociedade e como as instituições educativas lidaram com esta população. Sendo esse o nosso objeto de estudo tomamos como caso de estudo a educação de surdos no distrito de Setúbal com um corte cronológico de 1822 à atualidade.
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Como Citar
Carvalho, P. V. (2021). Contributo para o estudo da História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal. Medi@ções, 9(1), 92–111. https://doi.org/10.60546/mo.v9i1.297
Secção
Dossier
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