O TIMSS e a participação de Portugal
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise sobre o estudo internacional Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), para as literacias de ma-temática e ciências, conduzido pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), tendo em conta os seus objetivos gerais, as tendências de evolução das performances dos alunos e os respetivos dados refe-rentes a Portugal (por regiões da NUTS II). A revisão bibliográfica e documental revela que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no TIMSS desde 1995. Revelou, ainda, que existem diferenciações relativamente aos resultados por género e dimensões cognitivas (conhecer, aplicar e raciocinar). No TIMSS 2019 a região Centro foi a unidade territorial que obteve o melhor resultado a matemática e a ciências, no 4.º e 8 anos de escolaridade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Rosa, V. A. (2022). O TIMSS e a participação de Portugal. Medi@ções, 9(2), 21–35. https://doi.org/10.60546/mo.v9i2.288
Edição
Secção
Dossier
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0