Relações étnicorraciais em Portugal: Identidades sociais e representações na educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Heide Jesus Damasceno
http://orcid.org/0000-0002-5336-8103

Resumo

Apresentamos reflexões acerca do racismo, das relações étnicorraciais em Portugal e suas expressões na constituição de identidades sociais e representações no âmbito da educação. Através da revisão de literatura e exposição dos resultados de pesquisa de campo com estudantes afrodescendentes em uma escola, analisamos as tendências das identidades sociais de jovens mulheres, bem como as formas de representação da história da África, dos negros e do racismo na educação portuguesa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Damasceno, H. J. (2019). Relações étnicorraciais em Portugal: Identidades sociais e representações na educação. Medi@ções, 7(2), 111–122. https://doi.org/10.60546/mo.v7i2.226
Secção
Dossier
Biografia Autor

Heide Jesus Damasceno, Instituto Universitário de Lisboa - IUL

Atua como assistente social do Instituto Federal da Bahia / Campus de Salvador e assistente social colaboradora do Instituto Cultural Steve Biko. Cursando Doutorado em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL (Início: 2016). É mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (2013), instituição em que se graduou em Serviço Social (2007). Possui Especialização em "Serviço Social: Direitos e Competências Profissionais" (2010). Pesquisadora na área do Serviço Social, Educação e estudos étnico-raciais. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Serviço Social na área da Educação - GEPESSE - UNESP (Franca/Brasil); do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social Latino América - NUDLA (ISCTE-IUL/Portugal) e do Observatório de Racialidades e Interseccionalidades - ORI (UFBA).