A profissão de intérprete de língua gestual: estudo sobre avaliação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Rodrigues
Orquídea Coelho

Resumo

O intérprete de língua gestual portuguesa (ILGP) é o profissional que contribui para a eliminação de barreiras linguísticas e aproxima os mundos surdo e ouvinte, em diferentes campos, nomeadamente linguístico e cultural.
O tema da avaliação, ainda que polémico e de contornos variados, assume-se como um componente basilar. No caso particular dos ILGP essa temática é emergente, mas são ainda escassos os estudos que lhe dedicam atenção.
O nosso estudo foca a avaliação, considerada como estruturante e capaz de contribuir para regular a atividade profissional do ILGP. Com vista a trazer alguma luz sobre o processo avaliativo, partimos de um instrumento criado para a avalia-ção do desempenho de ILGP, intitulado “Avaliação de Desempenho e Qualidade de Intérpretes” (ADQI) desenvolvido por Simões (2011) e aplicámo-lo, junto de cinco intérpretes, tendo, para o efeito, adotado um conjunto de procedimentos metodológicos sequenciais.
Os resultados obtidos remetem-nos para o reconhecimento e a importância da existência de um processo de avaliação, bem como para a adequação de um trajeto de redefinição do exercício da profissão em contexto escolar, o qual abrange a maioria dos intérpretes profissionais em Portugal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodrigues, A., & Coelho, O. (2019). A profissão de intérprete de língua gestual: estudo sobre avaliação. Medi@ções, 7(1), 75–89. https://doi.org/10.60546/mo.v7i1.209
Secção
Dossier