A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Luísa Oliveira Pires
Augusto Pinheiro

Resumo

Este artigo apresenta um balanço crítico do dispositivo de investigação implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-IPS, problematizando o papel da investigação na formação inicial dos educadores de Infância, através da análise das suas opções epistemológicas, metodológicas e pedagógicas. A partir duma análise temática dos projetos de investigação finalizados nos últimos cinco anos, procura-se desocultar os interesses de investigação nos quais se enraízam as problemáticas em estudo, bem como os principais problemas e dificuldades sentidos. A este nível, focamo-nos de forma particular nas discrepâncias existentes entre as modalidades tradicionais do pensamento adotadas maioritariamente pelos académicos e pelos estudantes e as conceções epistemológicas-ontológicas onde se fundam o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira Pires, A. L., & Pinheiro, A. (2018). A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS. Medi@ções, 6(2), 20–34. https://doi.org/10.60546/mo.v6i2.184
Secção
Dossier
Biografia Autor

Augusto Pinheiro

ESE-IPS