Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTeSP em PBL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Júlia Justino
http://orcid.org/0000-0002-7526-6247
Silviano Rafael

Resumo

O presente artigo decorre de um estudo realizado à aplicação da metodologia centrada no aluno de uma nova unidade curricular de matemática, isolada do ambiente de aprendizagem por projetos de um novo curso técnico superior profis-sional no ensino superior. Salientam-se os principais objetivos gerais pretendidos e indicam-se as técnicas pedagógicas que se consideraram adequadas para serem aplicadas neste contexto. O estudo segue uma abordagem quantitativa, baseada em inquéritos e complementada por ações típicas de abordagem qualitativa. São referidos alguns aspetos relativos à atitude dos alunos, individualmente e em grupo, antes da aplicação da metodologia e depois da aplicação das técnicas pedagógicas referidas. Apresenta-se o método de avaliação e a forma como foi utilizado. São apresentados e discutidos os resultados do desempenho escolar onde se destaca uma taxa de sucesso de 81%.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Justino, J., & Rafael, S. (2018). Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTeSP em PBL. Medi@ções, 6(2), 3–11. https://doi.org/10.60546/mo.v6i2.180
Secção
Dossier