A aprendizagem das ciências em Portugal: uma leitura a partir dos resultados do TIMSS e do PISA

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Leonor Graça Saraiva

Resumo

Em Portugal, a educação em ciências regressa, por vezes, ao debate público a propósito do desempenho dos alunos nas avaliações internacionais. Os relatórios nacionais dos testes PISA (Programme for International Student Assessment) e TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), aplicados em 2015, revelam resultados contraditórios. Neste texto, analisa-se brevemente a situação referida e apontam-se algumas possíveis explicações sobre as diferenças encontradas no desempenho dos alunos.

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Como Citar
Saraiva, L. G. (2017). A aprendizagem das ciências em Portugal: uma leitura a partir dos resultados do TIMSS e do PISA. Medi@ções, 5(2), 4–18. https://doi.org/10.60546/mo.v5i2.164
Secção
Dossier
Biografia Autor

Leonor Graça Saraiva, Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação

Professora adjunta do Departamento de Ciências e Tecnologias, área das Ciências Naturais, especialidade em Didática das Ciências.