As motivações e a idade dos alunos para a prática em aulas de educação física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os motivos para a prática em aulas de Educa-ção Física apresentados por alunos em função da respectiva idade foi o objectivo do estudo. Os participantes, num total de 90, alunos do ensino obrigatório, todos masculinos, com idades entre os 12 e os 17 anos, todos atletas de futebol de uma mesma Academia, foram divididos por escalões. O instrumento utilizado foi o QMAD (Frias & Serpa, 1991). Utilizaram-se estatísticas descritivas e comparati-vas. Foi adoptada a estrutura factorial de Januário et al (2012); todavia, não foram encontradas diferenças significativas nesta amostra considerando os três grupos de idade (escalões) em análise.
Palavras-clave:
Motivações, idade, aulas, educação física.
Abstract
The purpose of this study was to examine the students’ motivation to practice in physical education classes in according to their age. Participants, in a total of 90, students of compulsory education, all males, aged between 12 and 17 years old, all soccer players from the same Academy, were divided into groups. The QMAD instrument (Frias & Serpa, 1991) was used. Descriptive statistics and comparative tests were used. A factorial structure of Januário et al (2012) was adopted; howev-er, signicant differences were not found for the three age groups (echelons) under analysis.
Key concepts:
Motivations, age, classes, physical education.
O objetivo deste estudo foi analisar os motivos para a prática em aulas de Educa-ção Física apresentados por alunos em função da respectiva idade foi o objectivo do estudo. Os participantes, num total de 90, alunos do ensino obrigatório, todos masculinos, com idades entre os 12 e os 17 anos, todos atletas de futebol de uma mesma Academia, foram divididos por escalões. O instrumento utilizado foi o QMAD (Frias & Serpa, 1991). Utilizaram-se estatísticas descritivas e comparati-vas. Foi adoptada a estrutura factorial de Januário et al (2012); todavia, não foram encontradas diferenças significativas nesta amostra considerando os três grupos de idade (escalões) em análise.
Palavras-clave:
Motivações, idade, aulas, educação física.
Abstract
The purpose of this study was to examine the students’ motivation to practice in physical education classes in according to their age. Participants, in a total of 90, students of compulsory education, all males, aged between 12 and 17 years old, all soccer players from the same Academy, were divided into groups. The QMAD instrument (Frias & Serpa, 1991) was used. Descriptive statistics and comparative tests were used. A factorial structure of Januário et al (2012) was adopted; howev-er, signicant differences were not found for the three age groups (echelons) under analysis.
Key concepts:
Motivations, age, classes, physical education.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Fragoso, C., Gameiro, D., Pardal, R., Filhó, T., Ferreira, V. M., & Biscaia, R. (2017). As motivações e a idade dos alunos para a prática em aulas de educação física. Medi@ções, 5(2), 66–77. https://doi.org/10.60546/mo.v5i2.143
Secção
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0