As motivações e a idade dos alunos para a prática em aulas de educação física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

César Fragoso
Daniela Gameiro
Raquel Pardal
Tiago Filhó
Vítor M.S.S. Ferreira
Rui Biscaia

Resumo

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os motivos para a prática em aulas de Educa-ção Física apresentados por alunos em função da respectiva idade foi o objectivo do estudo. Os participantes, num total de 90, alunos do ensino obrigatório, todos masculinos, com idades entre os 12 e os 17 anos, todos atletas de futebol de uma mesma Academia, foram divididos por escalões. O instrumento utilizado foi o QMAD (Frias & Serpa, 1991). Utilizaram-se estatísticas descritivas e comparati-vas. Foi adoptada a estrutura factorial de Januário et al (2012); todavia, não foram encontradas diferenças significativas nesta amostra considerando os três grupos de idade (escalões) em análise.

Palavras-clave:
Motivações, idade, aulas, educação física.

Abstract
The purpose of this study was to examine the students’ motivation to practice in physical education classes in according to their age. Participants, in a total of 90, students of compulsory education, all males, aged between 12 and 17 years old, all soccer players from the same Academy, were divided into groups. The QMAD instrument (Frias & Serpa, 1991) was used. Descriptive statistics and comparative tests were used. A factorial structure of Januário et al (2012) was adopted; howev-er, signicant differences were not found for the three age groups (echelons) under analysis.
Key concepts:
Motivations, age, classes, physical education.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fragoso, C., Gameiro, D., Pardal, R., Filhó, T., Ferreira, V. M., & Biscaia, R. (2017). As motivações e a idade dos alunos para a prática em aulas de educação física. Medi@ções, 5(2), 66–77. https://doi.org/10.60546/mo.v5i2.143
Secção
Dossier
Biografias Autor

César Fragoso, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Daniela Gameiro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Raquel Pardal, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Tiago Filhó, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana

Estudante de 2º Ciclo, Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.

Vítor M.S.S. Ferreira, Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

Professor Associado. Regente e docente das Unidades Curriculares de Pedagogia do treino Desportivo (1º ciclo), e Ensino da Educação Física II (2º ciclo). Membro do Laboratório de Psicologia do Desporto da UL-FMH.

Rui Biscaia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana

Professor Auxiliar. Docente da Unidade Curriculare Ensino da Educação Física II (2º ciclo).