Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo da democracia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contínua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a interrupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo dialogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Oliveira Pires, A. L., Gomes, E. X., & Gonçalves, T. N. R. (2016). Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo da democracia. Medi@ções, 4(2), 6–23. https://doi.org/10.60546/mo.v4i2.125
Secção
Dossier
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0