Adaptação multimédia de um texto escrito: Que aprendizagens

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Rosário Rodrigues
Paulo Feytor Pinto

Resumo

Neste texto apresenta-se uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas de dois professores responsáveis pela lecionação conjunta da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, da licenciatura em Educação Básica. A reflexão assenta em resultados recolhidos através da observação participante durante aulas com duas turmas, através das reflexões individuais finais escritas pela totalidade dos estudantes das duas turmas, através de três trabalhos produzidos a pares por alguns estudantes e, por fim, através de entrevista com estes estudantes. Com o conjunto de atividades em análise, pretendia-se desenvolver a competência de escrita narrativa e de produção de um texto multimédia. Constatou-se, porém, que as novas aprendizagens mais relevantes se verificaram noutras áreas: na produção do guião, ferramenta transformadora do texto escrito em texto multimédia, e no registo da expressão oral planificada das crianças que colaboraram na criação do PhotoStory.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodrigues, M. do R., & Pinto, P. F. (2016). Adaptação multimédia de um texto escrito: Que aprendizagens. Medi@ções, 4(1), 35–49. https://doi.org/10.60546/mo.v4i1.120
Secção
Dossier