O ensino do Português em contexto multilingue - o que aprendemos com o Projecto Diversidade Linguística

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Maria Helena Mira Mateus
Fausto Caels
Nuno Carvalho

Resumo

Neste artigo é abordada a questão do ensino de uma língua segunda, mais especificamente, do ensino de português a crianças de origem imigrante que frequentam os primeiros ciclos do ensino básico. Como é sabido, as Nações Unidas recomen-dam que se tenha atenção às línguas minoritárias, o que inclui as línguas faladas por minorias como consequência da imigração. É referida a preocupação do Ministério da Educação com a elaboração de um quadro legal que permita apoiar estas crianças na escola e que possa ajudar os professores na sua actuação junto delas. A aquisição/aprendizagem de uma língua segunda na escola apresenta algumas dificuldades; neste artigo salienta-se a necessidade de dar tempo e oportunidades de interacção aos alunos para que eles se possam sentir confortáveis com a nova língua e de não esquecer que o contexto exterior e as características individuais dos alunos desempenham um papel importante na aprendizagem de uma língua não nativa. São referidas, também, algumas estratégias que podem ser usadas pelos professores para alcançar os resultados esperados e mostrados exem-plos retirados do projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Por fim, há ainda espaço para a apresentação de um novo projecto sobre Bilinguismo.

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Como Citar
Mateus, M. H. M., Caels, F., & Carvalho, N. (2009). O ensino do Português em contexto multilingue - o que aprendemos com o Projecto Diversidade Linguística. Medi@ções, 1(1), 126–141. https://doi.org/10.60546/mo.v1i1.9
Secção
Dossier