A autoridade partilhada na Escola Pública Democrática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristina Gomes Silva

Resumo

A discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais.
Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agen-tes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, C. G. (2014). A autoridade partilhada na Escola Pública Democrática. Medi@ções, 2(3), 35–50. https://doi.org/10.60546/mo.v2i3.79
Secção
Dossier