Contributo para o estudo da História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Vaz Carvalho

Resumo

A reconstituição da História da Educação de Surdos em Portugal tem sido uma tarefa complexa para os investigadores devido à escassez de fontes, mas principalmente a sua dispersão por várias instituições, arquivos, coleções particulares e alfarrabistas. Os investigadores têm conseguido reconstituir esta História, mas essencialmente centrada nas duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto onde terão surgido os primeiros institutos de surdos no decorrer do século XIX que pretensamente davam resposta a todo o país. Todavia, sabemos que muitas crianças e jovens surdos dispersos por diversos distritos, concelhos e freguesias não tiveram acesso à educação ministrada. Alguns porque os seus familiares nunca tiveram conhecimento da existência destes institutos, outros por falta de recursos financeiros para enviar os seus filhos a serem educados. Foi essa a razão que nos levou a empreender a presente investigação, tentar compreender de que forma as crianças surdas que viviam fora dos distritos de Lisboa e Porto tinham acesso à educação, se realmente tinham acesso, de que forma se integraram na sociedade e como as instituições educativas lidaram com esta população. Sendo esse o nosso objeto de estudo tomamos como caso de estudo a educação de surdos no distrito de Setúbal com um corte cronológico de 1822 à atualidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Carvalho, P. V. (2021). Contributo para o estudo da História da Educação de Surdos no distrito de Setúbal. Medi@ções, 9(1), 92–111. Obtido de http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/297
Secção
Dossier
Biografia Autor

Paulo Vaz Carvalho, ESE/IPS

Paulo Vaz de Carvalho completed PhD in Health Sciences: Linguistics of the Portuguese Sign Language in 2015 at Universidade Católica Portuguesa, and Master`s Degree in Educational Sciences in 2006 at Universidade Nova de Lisboa ,Faculty of Social Sciences and Humanities, and Licenciatura in History in 1999 at Universidade Lusíada de Lisboa. He has published 4 articles in scientific journals. He has published 4 books, and a book chapter. He received an award and an honour. He works in the field of Portuguese Sign Language Linguistics, and History of Deaf Education.