Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Carvalho Sousa
Manuel Meirinhos
http://orcid.org/0000-0003-1756-709X
Maria Raquel Patrício
Vítor Gonçalves

Resumo

O presente artigo incide sobre a operacionalização da iniciativa Gen10s em quatro concelhos do distrito de Bragança, iniciativa essa que já abrangeu no referido distrito cerca de quatrocentos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (10/11 anos de idade). O projeto Gen10s impulsiona a inclusão em contexto educativo de atividades de programação em Scratch, uma linguagem de programação visual, por blocos, amigável, que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Este ambiente possibilita desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões, tais como: competências digitais; competências de comunicação e sociais; competências relacionadas com as áreas disciplinares e não disciplinares, bem como o pensamento computacional, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Além de um breve enquadramento teórico e descrição sucinta (objetivos, escolas e alunos envolvidos, equipamentos e recursos humanos e materiais disponíveis), evidencia-se a análise realizada pelos professores Scratch de cada uma das equipas, e cria-se uma grelha analítica que permita analisar criticamente as produções dos alunos envolvidos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sousa, J. C., Meirinhos, M., Patrício, M. R., & Gonçalves, V. (2020). Da programação por blocos ao pensamento computacional: contributos do projeto Gen10s. Medi@ções, 8(2), 63–78. https://doi.org/10.60546/mo.v8i2.273
Secção
Dossier