As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em Teatro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Bezelga
http://orcid.org/0000-0001-9048-240X

Resumo

As artes comunitárias têm dado um importante contributo na promoção de práticas participativas e inclusivas nas sociedades contemporâneas. Encontros académicos e Festivais realizados nos últimos anos apontam para uma maior presença e interesse no panorama de produções artísticas e reflexivas, mobilizando um número crescente de participantes. Neste artigo discute-se a pesquisa sobre/em processos laboratoriais participativos de criação que orientam as práticas dos projectos de teatro e comunidade na formação universitária em teatro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Bezelga, I. (2016). As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em Teatro. Medi@ções, 4(2), 51–66. https://doi.org/10.60546/mo.v4i2.130
Secção
Dossier
Biografia Autor

Isabel Bezelga, Universidade de Évora

Doutorada em Teatro pela Universidade de Évora e Professora Auxiliar desta instituição, onde exerce actividade docente no Teatro, e Educação Artística desde 1999, É actualmente directora de Curso da Licenciatura em Teatro. Exerce ainda actividade de Investigação no CHAIA/Universidade de Évora e IELT /Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolve pesquisa na área do Teatro e Comunidade e Teatro Educação. Tem publicada obra em edições da especialidade, e promovido eventos científicos, integrando redes nacionais e internacionais. Desenvolve actividade profissional como Actriz; Encenadora, Pedagoga; Consultora e Criadora das Orientações Curriculares das Artes no Ensino Básico e Secundário no Ministério da Educação e como Coordenadora de projectos socio-culturais, educacionais e artísticos.