A Banda Pop em sala de aula: Uma proposta de metodologia em Educação Musical

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Xavier

Resumo

Trata-se de um artigo sobre um projecto de integração da música ligeira em sala de aula, utilizando uma metodologia em torno das bandas pop, que tem sido desenvolvida em escolas do ensino básico e na formação de professores de educação musical na Escola Superior de Educação de Setúbal.
Através desta metodologia de agrupamento musical, os alunos desenvolvem competências nos campos de audição, interpretação, execução e composição musical impulsionando o crescimento de um pensamento musical crítico e estruturado alicerçado no conhecimento diferenciado, na mobilidade mental e na destreza física. A participação no agrupamento musical é, portanto, motor de desenvolvimento das relações com a música, com os outros e consigo próprio, contribuindo para a formação de uma personalidade artística. As bandas pop em sala de aula manifestam algumas semelhanças com as bandas de garagem. Sobressaem artisticamente na comunidade escolar, apresentam uma forte motivação nos ensaios e espectáculos, intervém na escola com o reconhecimento da comunidade académica como lideres de opinião.
Estão identificados, entre outros, projectos desenvolvidos nas escolas EB2 de Lagos, EB2 da Sobreda, St. Peter’s School em Palmela e Colégio Laura Vicunha em Vendas Novas. Em qualquer destas instituições, são relatados efeitos que, supostamente, a participação das crianças e adolescentes em bandas pop tem tido na sua personalidade e na sua estabilidade educativa.
Sumariamente, existe uma expectativa que estes projectos de execução musical proporcionem o desenvolvimento de competências diversificadas que possam contribuir para o sucesso educativo geral, tais como disciplina, rigor, método, coordenação, auto-estima, respeito pelos outros, confiança, capacidades comunicacionais e relacionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Xavier, C. (2009). A Banda Pop em sala de aula: Uma proposta de metodologia em Educação Musical. Medi@ções, 1(1), 43–59. https://doi.org/10.60546/mo.v1i1.4
Secção
Dossier