Ser professor de Matemática pelo ponto de vista da ética profissional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Margarida Teixeira Rodrigues

Resumo

Este artigo apresenta a problematização da profissionalidade do docente de Matemática, tomando como referência quatro critérios de procedimento ético. Estes critérios são usados para focar a competência profissional e o conhecimento do professor de Matemática bem como o desenvolvimento profissional e a formação contínua. A problematização apresentada fundamenta-se em literatura consultada mas sobretudo decorre da reflexão feita no âmbito da formação prestada a docentes de Matemática do 2.º Ciclo e do conhecimento produzido a partir da prática de formação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodrigues, M. T. (2010). Ser professor de Matemática pelo ponto de vista da ética profissional. Medi@ções, 1(2), 60–87. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.36
Secção
Dossier
Biografia Autor

Margarida Teixeira Rodrigues, ESE de Lisboa

Professora Adjunta no Departamento em Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Doutorada em Educação, especialidade de Didáctica da Matemática (2009) e mestre em Informática e Educação (1998), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ambos os graus). Tem larga experiência na formação inicial e contínua de professores, quer na área de docência de Matemática quer na área da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação. Participou em vários projectos relativos à utilização das TIC em contexto escolar. Presentemente, orienta teses de mestrado na área da Didáctica da Matemática, com particular incidência nas questões relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número e com o uso das TIC.