O Ensino Profissional: um desafio para os professores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Helena Camacho Costa

Resumo

A formação profissional, durante muitos anos sob a responsabilidade das escolas profissionais e dos institutos de formação, é hoje uma realidade nas escolas básicas e secundárias. Apesar da sua divulgação, o ensino profissional permanece um mundo desconhecido para a sociedade em geral e mesmo para muitos professores que, confrontados com estes cursos, rapidamente têm de se integrar num sistema complexo, que envolve, não só a escola, como o sector empresarial.
Este texto pretende mostrar a importância do ensino profissional na sociedade portuguesa actual, destacando a articulação entre a escola e as empresas. Finaliza-se com uma reflexão sobre os desafios que se colocam aos professores e o seu papel fundamental para o sucesso desta modalidade de formação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa, H. C. (2010). O Ensino Profissional: um desafio para os professores. Medi@ções, 1(2), 46–59. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.35
Secção
Dossier
Biografia Autor

Helena Camacho Costa, ESE/IPS

Professora do Ensino Básico e Secundário, actualmente requisitada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde exerce funções docentes nas áreas de Português e Francês des-de 1997. Mestre em Didáctica das Línguas (2006). Tem longa experiência no ensino básico, secundário e profissional, na formação de formadores e na formação inicial nos cursos da ESE. No presente ano lectivo, integra a equipa de supervisão do Núcleo Regional de Setúbal do Programa Nacional de Ensino do Português - 1º ciclo (PNEP).