PNEP - Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Botelho
Ana Pires Sequeira
Luísa Solla

Resumo

O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é um programa de formação para professores do 1º ciclo do Ensino Básico com uma forte coesão a nível nacional no que se refere ao seu formato programático - conteúdos e metodologia global de execução, mas cujo desenvolvimento regional permite a cada instituição uma marca pessoal conforme à identidade profissional e formativa. Deste modo e a partir de uma breve caracterização deste programa de formação, que se perspectiva em duas vertentes – formação de formadores e formação contínua de profes-sores, neste artigo evidenciaremos margens de autonomia e inovação no desenvolvimento do PNEP no Núcleo Regional de Setúbal que, em nossa opinião, constituem marcas expressivas da profissionalidade docente dos professores envolvidos neste programa. Neste contexto, destacaremos como marcas de identidade da intervenção deste núcleo o desenvolvimento da competência comunicativa e da competência profissional dos professores, reflectidas na concepção e organização do portefólio e na participação na Sessão Plenária Regional. Apresentaremos alguns exemplos destes dispositivos de formação, avançando um conjunto de argumentos que os sustentam por si, analisando por que constituem margens de autonomia na consecução do PNEP a nível regional e por que razões consideramos a sua utilização inovadora e favorecedora do desenvolvimento profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Botelho, F., Sequeira, A. P., & Solla, L. (2010). PNEP - Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Medi@ções, 1(2), 30–45. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.34
Secção
Dossier
Biografia Autor

Fernanda Botelho, ESE/IPS

Professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorada em Didáctica do Português (2002) e mestre em Tecnologia Educativa (1989). Tem longa experiência na formação inicial, contínua e pós-graduada (mestrados) de professores e de terapeutas de fala; coordenou e partici-pou em vários projectos, seja de investigação, seja de intervenção, nomeadamente na Europa e em África. Tem orientado e arguido teses de mestrado na área da Didáctica do Português (LM e LnM). Coordena, desde 2003, um projecto de inter-venção interinstitucional sobre Português para fins académicos e profissionais no Instituto Superior Técnico. É coordenadora institucional do Programa Nacional de Ensino do Português -1º Ciclo.