Para uma ética pedagógica e relacional do educador de infância - O Educador de Infância: Percursos de uma Profissão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Bela Silva

Resumo

O texto propõe uma concepção de Profissionalidade e breves definições de outros conceitos do seu campo semântico e sociológico: Profissão, Profissional, Profis-sionalismo, Profissionalização, Competência profissional, Deontologia, Regulação profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, A. B. (2010). Para uma ética pedagógica e relacional do educador de infância - O Educador de Infância: Percursos de uma Profissão. Medi@ções, 1(2), 12–29. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.32
Secção
Dossier
Biografia Autor

Ana Bela Silva

docente na Escola Superior de Educação de Setúbal desde 1987 é coordenadora do curso de Licen-ciatura em Educação de Infância desde 1998. Tem uma formação inicial de Educadora de Infância, tendo prosse-guido estudos em França onde obteve o Diploma de Estudos Supe-riores de Prática Social: menção Educação, na Universidade Fran-çois Rabelais, em Tours. É mestre em Ciências de Educação: Educação e desenvolvimento - pela Universidade Nova de Lisboa. As áreas de estudo em que tem desenvolvidos diversos trabalhos são “A profissão dos Educadores de Infância em Portugal”, “ A primeira infância e a importancia pedagógica da creche” e a “ Ética e Deonto-logia Profissional : situações dilemáticas reais”.