As Tecnologias de Informação e Comunicação e a escola em meio rural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Rosário da Silva Rodrigues

Resumo

Uma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características.
Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodrigues, M. do R. da S. (2010). As Tecnologias de Informação e Comunicação e a escola em meio rural. Medi@ções, 1(2), 88–102. https://doi.org/10.60546/mo.v1i2.29
Secção
Dossier
Biografia Autor

Maria do Rosário da Silva Rodrigues, ESE Setúbal

Licenciada em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1979) e mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2006). É professora adjunta no Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação da Escola Superior de Educação de Setúbal e tem participado em vários projectos nacionais de internacionais de utilização educativa das TIC. Foi membro da gestão distrital, em Setúbal, do projecto Internet@EB1, mais tarde designado CBTIC@EB1 (2002/03 a 2005/06) e coordenou o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Setúbal.