Variação linguística e ensino de Português, Língua Não Materna: o caso dos pronomes átonos

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Ana Luísa Costa
http://orcid.org/0000-0002-2529-4135

Resumo

Para o desenvolvimento de níveis superiores de proficiência comunicativa em PLNM, é crucial promover a consciência linguística da variação geográfica, social e situacional. As aprendizagens linguísticas a desenvolver devem, para isso, ter em consideração a complexidade de «regras variáveis» (Vieira, 2008). Uma ofici-na gramatical e tarefas de leitura exemplificam atividades metalinguísticas que podem apoiar um percurso de consciencialização do funcionamento de pronomes átonos.

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Como Citar
Costa, A. L. (2018). Variação linguística e ensino de Português, Língua Não Materna: o caso dos pronomes átonos. Medi@ções, 6(1), 147–161. https://doi.org/10.60546/mo.v6i1.175
Secção
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Biografia Autor

Ana Luísa Costa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Áreas de interesse: Linguística Educacional, Desenvolvimento Linguístico, Escrita, Ensino da Gramática