Arte, Educação e Cultura numa Perspetiva Intercultural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Susana Gonçalves

Resumo

O ensaio discute o pepel da arte nas suas diversas formas como recurso relevante de educação intercultural, sobretudo atendendo às características do mundo atual (sociedade da informação, multiculturais e global) e às características dos estudantes nativos digitais. A comparação entre os conceitos de arte e de diálogo intercultural permite argumentar que a arte e u recursos ideal para a com-preensão do mundo, para a expressão de ideias e para estabelecer pontes com pessoas de outras culturas porque, sendo uma linguagem cognitiva e emocional, consegue simbolizar mensagens que atravessam as fronteiras culturais e permitem sintonizar culturas e identidades. Finalmente, é feita a apologia de práticas de ensino que integram a estética artística e conclui-se que os professores devem desenvolver, no paradigma de ensino que se está a formar, um novo repertório de competências, fortalecendo a capacidade intercultural, a sensibilidade artística, a aptidão para manusear as ferramentas informáticas e sobretudo, uma nova mentalidade sobre o que significa ser professor hoje.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gonçalves, S. (2017). Arte, Educação e Cultura numa Perspetiva Intercultural. Medi@ções, 5(1), 136–154. https://doi.org/10.60546/mo.v5i1.152
Secção
Dossier
Biografia Autor

Susana Gonçalves, Politécnico de Coimbra

Susana Gonçalves, PhD in Psychology by the University of Coimbra is Coordinating Professor at the Polytechnic of Coimbra and Director of the Centre for the Study and Advancement of Pedagogy in Higher Education (CINEP). She is a researcher at the Research Unit for Education and Training (University of Lisbon) and she teaches in the area of Educational Psychology and Intercultural Education. She is a member of Children’s Identity and Citizenship in Europe Association, where she has served as Secretary General since 2007. She has a long experience of work with higher education in the fields of education, psychology and intercultural communication. She is a member of the Comparative Study Group in Interculturality (CSGI/GECI) (Grupo de Estudos Comparados em Interculturalidade of the SEC-SPCE (Comparative Education Section of the Portuguese Society of Educational Science) since its creation in 2014. Her present research interests focus the advancement of teaching and learning in Higher Education, Multimedia and education and Art and Intercultural Education. Some of her most recent works are the edited books Art and intercultural dialogue (Sense, 2016), The challenges of diversity and intercultural encounters (2013, Routledge) and Intercultural Policies and Education (2011, Peter Lang). she is presently co-editing the book Art in diverse settings (Sense, forthcoming).