Problematizações retóricas no debate do aborto… Prolegómenos de uma investigação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Regina Marques

Resumo

A análise retórica e argumentativa ao discurso sobre o aborto contido em dois jornais diários de referência – O Público e o Diário de Notícias –, no cruzamento com outros oriundos de outros campos mediáticos, permitiu-nos, no contexto da nossa dissertação de doutoramento, obter uma cartografia do aborto ainda que se trate, naturalmente, de uma cartografia sempre provisória.
Confrontando toda a argumentação e a retórica desse debate no espaço público, estabelecemos uma arquitectura do senso comum definidora da visão, ou melhor, das visões da nossa actualidade, o que na sociedade multicultural em que vivemos é cada vez mais problemático delimitar. Neste artigo o nosso objectivo é tão-somente problematizar os aspectos relativos ao carácter polémico, universal e singular do nosso objecto de estudo – o debate retórico sobre o aborto - e equacionar a sua pertinência científica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Marques, R. (2009). Problematizações retóricas no debate do aborto… Prolegómenos de uma investigação. Medi@ções, 1(1), 168–185. https://doi.org/10.60546/mo.v1i1.12
Secção
Dossier