Âmbito

A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

Políticas de Secção

Editorial da responsabilidade dos editores

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Outros artigos

Artigos fora do âmbito do dossier

Processo de Revisão por Pares

Processo e normas de revisão
O processo de revisão tem a finalidade geral de garantir a qualidade científica da revista. Assim tem como objetivos específicos (i) selecionar as propostas a publicar que se enquadrem no âmbito da revista e que satisfaçam critérios do rigor, da adequação e da verosimilhança; (ii) proporcionar aos autores um conjunto de sugestões que lhes possibilitem a melhoria do trabalho; (iii) incentivar o desenvolvimento de critérios de qualidade junto dos investigadores.
O processo de revisão é conduzido pelo diretor da Medi@ções. No caso dos números temáticos este processo é desenvolvido em colaboração com o editor convidado pelo Conselho Editorial da revista.
Quando uma proposta de artigo é rececionada o diretor efetua uma primeira avaliação para estabelecer se esta se enquadra no âmbito da revista, reenviando-o de imediato ao autor se tal não for o caso. Se a proposta de artigo for aceite para revisão, o diretor envia-o a pelo menos a dois revisores, sendo um deles, se possível, do Conselho Editorial e do Conselho Científico procurando envolver pessoas de diferentes países.
Cada revisor elaborará um parecer sobre a proposta de artigo, considerando os parâmetros de análise a seguir referidos, fundamentado os seus comentários e propondo sugestões para a sua melhoria. O parecer deverá, ainda, incluir a decisão do revisor relativamente à publicação da proposta de artigo analisada, indicando explicitamente uma das alternativas:(i) publicação; (ii) publicação desde que sejam realizadas as alterações recomendadas; ou (iii) não publicação.

No processo de revisão, os pareceres sobre as propostas de artigos submetidas para publicação devem ter em consideração os seguintes aspetos:
(i) Relevância e originalidade
(ii) Clareza do texto
(iii) Organização e consistência
(iv) Fundamentação teórica
(v) Quadro metodológico (nos casos em que se justifique)
(vi) Apresentação e análise de dados empíricos (nos casos em que se justifique)
Considerando os pareceres dos revisores e a sua própria avaliação, o diretor comunica ao autor a decisão sobre a proposta apresentada, incluindo sugestões para a sua reformulação ou indicando razões que levaram à decisão de não publicação (conforme o caso).
As propostas aceites poderão não serão publicadas por ordem de chegada. Após a sua publicação, o diretor informará o primeiro autor de cada artigo da sua publicação
No final de cada ano será publicada a lista das pessoas que participaram no processo de revisão nesse ano.

Política de Acesso Livre

Proprietário e editor: